16 julho 2013

Recepção dos Jovens Noruegueses que iram participar da Semana Missionária em Fátima

A cidade de Viçosa acolhe a partir de hoje terça 16/07 em torno de 130 Noruegueses, que iram participar na Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
 

Após a chega dos jovens, eles foram ate o espaço Pingo de Mel, onde foi realizado o almoço, e interagiram com alguns jovens de nossa paroquia, além de conhecer um pouco de nossa cultura seja pelas pessoas e pela nossa peculiar culinária.  


  

 Em seguidas os jovens receberam as informações iniciais e esclarecimentos da programação da semana missionária, onde foram divididos em quatros grupos de acordo com as nossos paroquias, durante esse momento Pe. Wander se mostrou bem entusiasmado interagindo com os jovens e sem deixar de ser com seu jeito alegre e suas piadas ate mesmo em outra língua, proporcionando o espaço acolhedor e alegre.


Na parte da noite os jovens participaram da Santa Missa na Paroquia São João Batista e vivenciaram uma belíssima noite cultural abordando a nossa cultura Brasileira, através das festas juninas e quadrilha.


 


Vinícius Vieira

24 maio 2013

Nota da CNBB sobre a Redução da Maioridade Penal


“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9)
O debate sobre a redução da maioridade penal, colocado em evidência mais uma vez pela comoção provocada por crimes bárbaros cometidos por adolescentes, conclama-nos a uma profunda reflexão sobre nossa responsabilidade no combate à violência, na promoção da cultura da vida e da paz e no cuidado e proteção das novas gerações de nosso país.
 

A delinquência juvenil é, antes de tudo, um aviso de que o Estado, a Sociedade e a Família não têm cumprido adequadamente seu dever de assegurar, com absoluta prioridade, os direitos da criança e do adolescente, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal. Criminalizar o adolescente com penalidades no âmbito carcerário seria maquiar a verdadeira causa do problema, desviando a atenção com respostas simplórias, inconsequentes e desastrosas para a sociedade.
 

A campanha sistemática de vários meios de comunicação a favor da redução da maioridade penal violenta a imagem dos adolescentes esquecendo-se de que eles são também vítimas da realidade injusta em que vivem. Eles não são os principais responsáveis pelo aumento da violência que nos assusta a todos, especialmente pelos crimes de homicídio. De acordo com a ONG Conectas Direitos Humanos, a maioria dos adolescentes internados na Fundação Casa, em São Paulo, foi detida por roubo (44,1%) e tráfico de drogas (41,8%). Já o crime de latrocínio atinge 0,9% e o de homicídio, 0,6%. É, portanto, imoral querer induzir a sociedade a olhar para o adolescente como se fosse o principal responsável pela onda de violência no país.
 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao contrário do que se propaga injustamente, é exigente com o adolescente em conflito com a lei e não compactua com a impunidade. Ele reconhece a responsabilização do adolescente autor de ato infracional, mas acredita na sua recuperação, por isso propõe a aplicação das medidas socioeducativas que valorizam a pessoa e lhe favoreçam condições de auto-superação para retornar a sua vida normal na sociedade. À sociedade cabe exigir do Estado não só a efetiva implementação das medidas socioeducativas, mas também o investimento para uma educação de qualidade, além de políticas públicas que eliminem as desigualdades sociais. Junta-se a isto a necessidade de se combater corajosamente a praga das drogas e da complexa estrutura que a sustenta, causadora de inúmeras situações que levam os adolescentes à violência.
 

Adotada em 42 países de 54 pesquisados pela UNICEF, a maioridade penal aos 18 anos “decorre das recomendações internacionais que sugerem a existência de um sistema de justiça especializado para julgar, processar e responsabilizar autores de delitos abaixo dos 18 anos” (UNICEF). Reduzi-la seria “ignorar o contexto da cláusula pétrea constitucional – Constituição Federal, art. 228 –, além de confrontar a Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente, as regras Mínimas de Beijing, as Diretrizes para Prevenção da Delinquência Juvenil, as Regras Mínimas para Proteção dos Menores Privados de Liberdade (Regras de Riad), o Pacto de San José da Costa Rica e o Estatuto da Criança e do Adolescente” (cf. Declaração da CNBB contra a redução da maioridade penal – 24.04.2009).
 

O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília, nos dias 14 a 16 de maio, reafirma que a redução da maioridade não é a solução para o fim da violência. Ela é a negação da Doutrina da Proteção Integral que fundamenta o tratamento jurídico dispensado às crianças e adolescentes pelo Direito Brasileiro. A Igreja no Brasil continua acreditando na capacidade de regeneração do adolescente quando favorecido em seus direitos básicos e pelas oportunidades de formação integral nos valores que dignificam o ser humano.
 

Não nos cansemos de combater a violência que é contrária ao Reino de Deus; ela “nunca está a serviço da humanidade, mas a desumaniza”, como nos recordava o papa Bento XVI (Angelus, 11 de março de 2012). Deus nos conceda a todos um coração materno que pulse com misericórdia e responsabilidade pela pessoa violentada em sua adolescência. Nossa Senhora Aparecida proteja nossos adolescentes e nos auxilie na defesa da família.

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Presidente da CNBB em exercício

Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB em exercício

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

20 maio 2013

PJ Fátima participa do encerramento da Peregrinação dos Símbolos Arquidiocesanos da JMJ 2013


No último dia 19, os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima estiveram presentes em Mariana no encerramento da Peregrinação dos Símbolos Arquidiocesanos da JMJ 2013. O evento começou às 14h quando grupos de jovens chegaram das suas respectivas regiões, todos em marcha em direção a Praça da Sé. Logo após, fizeram uma grande caminhada, envolvendo todas as regiões, rumo à Praça dos Ferroviários onde às 17h participaram da Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Geraldo. Ao fim, Pe. Wander agradeceu ao bispo pela ideia dessa peregrinação e também a todas as pessoas que estiveram envolvidas nesse evento desde o ano passado; houve também o agradecimento de Dom Geraldo que foi bastante aplaudido pelo público presente. Após o lanche, todas as caravanas retornaram às suas cidades.



14 maio 2013

Bem-aventurança das Juventudes - Roberto E. Zwetsch

 

Felizes os jovens pobres de tudo o que lhes é direito
Deles é o jardim e a praça de Deus
Felizes os manos e as minas que choram
Eles serão consolados amorosamente.
Felizes os jovens inspirados, teimosos, formes
Deles e delas será a terra
Felizes os miúdos e as miúdas que têm fome e sede de justiça
Eles e elas serão fartos.
Felizes os que têm e vivem a COMPAIXÃO para com o outro
Eles e elas alcançarão a misericórdia do Deus vivo.
Felizes os limpos de coração e os jovens especiais,
Eles e elas verão a Deus.
Felizes os manos e as minas que lutam pela paz pacificando
Eles e elas serão conhecidos como filhas e filhos de Deus.
Felizes os moços e moças que assumem o risco da perseguição
Porque lutam pela justiça e pela paz.
Felizes vocês que - por minha causa, disse Jesus -
Forem injuriados, perseguidos, espinafrados todo dia,
Também quando, mentindo, fizeram todo o mal contra vocês
Alegrem-se e edeem a volta por cima - cantando -
Porque é grande o tesouro, a mina, que vocês têm guardado
No jardim e na praça de Deus.
Porque da mesma forma perseguiram aos profetas que vieram antes de vocês:
Dom Helder Câmara, Martin Luther King Jr, Dietrich Bonhoeffer, Dom Oscar Romero, Santo Dias da Silva, Margarida Alves, Chico Mendes, Marçal de Souza Tupã-y, Chicão Xucuru, Sepé Tiarajú, Vladimir Herzog, Paulo Wright, Rose Sem Terra, Alexandre Vannuchi... E tanto outros manos e minas.
Vocês são e serão felizes porque descobriram a novidade da Vida!
Assim seja.

Roberto E. Zwetsch
São Leopoldo, maio de 2013
Congresso Estadual de Teologia

15 abril 2013

23ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Viçosa

No próximo dia 1° de maio acontecerá em Viçosa a 23ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Com o olhar voltado para a juventude, a Romaria refletirá o tema "Juventude, trabalho e água: vítimas do capitalismo". A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana, por meio de sua frente de intervenção Sociopolítica, está inserida na preparação e mobilização para o evento.
A juventude é convidada a refletir a temática nos grupos de base, por meio do subsídio preparatório que pode ser baixado no link abaixo, e a organizar caravanas para participar do evento em Viçosa.
Baixe a cartilha preparatória:
Versão digital | Versão para impressão e encadernação
Confira na sequência a carta convite para o evento.

Que a Paz do Senhor esteja com vocês!
Amigos(as) pejoteiros(as),

A Pastoral da Juventude, em parceria com outras pastorais e diversas entidades dos movimentos populares convoca a juventude arquidiocesana a participar da 23ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. A Romaria tem como tema em 2013 “Juventude, Trabalho e Água: Vítimas do Capitalismo” e o lema: Queremos Outro Desenvolvimento! Esta caminhada nos incentiva a perceber nossa realidade, seja nas questões de saúde, educação ou dignidade no trabalho. Unidos podemos caminhar para que o país seja nosso, e dos trabalhadores e trabalhadoras.

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana está junto nesta luta. Sabemos bem das conseqüências que a injustiça existente na sociedade capitalista geram para os trabalhadores e trabalhadoras. Os baixos salários que não dão nem para pagar as contas, a violência que toma conta das cidades, as drogas e a criminalidade que atingem a juventude, o desmatamento desenfreado de nossas florestas e o consumo irracional dos nossos bens naturais.

Segue anexa a cartilha preparatória para Romaria organizada pelo Coletivo de Comunicação da XXIII Romaria. Aproveitem os encontros nos grupos de base para auxiliar no entendimento de nossa realidade.

Mobilize seu grupo e organize caravanas para o XXIII Romaria dia 1 de maio de 2013 em Viçosa – MG. Contamos com a presença de vocês.

Frente Sociopolítica da Pastoral da Juventude
Arquidiocese de Mariana

02 abril 2013

PJ Realiza Tarde Cultural no Bom Jesus


Em celebração do Domingo de Páscoa (31/04), os jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizaram uma tarde cultural na comunidade do Bom Jesus.

Como parte do planejamento da Equipe de Animadores, foi possível a realização dessa tarde cultural com muita alegria e participação de vários grupos. E a ideia é que essas tardes culturais aconteçam em todas as comunidades da paróquia com o objetivo de conhecer a aproximar os jovens de toda a paróquia, além de trabalhar com os meios de culturas juvenis.
 

Foi possível identificar os nossos artistas invisíveis, jovens que estão inseridos na comunidade, mas não têm a oportunidade de mostrar seu talento, como a arte de cantar, desenhar, tocar um instrumento, dançar e diversos outros tipos de artes. 

Mais Fotos Aqui

Fonte: Vinícius Vieira 
http://pjmariana.blogspot.com.br/

Via Sacra da Juventude


Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Viçosa, realizaram na ultima sexta feira 29/03 às 7 horas a tradicional Via-Sacra da Juventude, que teve o seu inicio na Matriz de Fatima em direção ao Presídio da cidade. Realizada pela Pastoral da Juventude (PJ), a via-sacra é atividade que já vem acontecendo há alguns anos na Semana Santa.
     

A deste ano teve como objetivo aprofundar as pautas discutidas pela juventude como a: Violência, Drogas, Trabalho, Homofobia, Politicas Publicas, Protagonismo Juvenil e Feminino. Foi perceptível a reação das pessoas participantes da caminhada através de seus comentários e expressões que a mensagem foi repassada para os presentes através dos textos e apresentações (Mini-Teatro) presente em cada estação.


Outras fotos:

No Facebook ou ParFátima




Fonte: Vinicius Vieira

http://pjmariana.blogspot.com.br/

25 março 2013

PJ Fátima realiza 2ª etapa da Oficina de Graffiti

Aconteceu nos dias 23 e 24 de março a segunda etapa da oficina de grafitti da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com o Levante Popular da Juventude e o Movimento Estudantil. Tal atividade faz parte do planejamento de 2013 da PJ e apresentou como objetivo a utilização do graffiti como forma de expressão juvenil e a expansão do mesmo como forma de expansão da cultura jovem pelas comunidades. A pintura do muro prolongou pelo dia todo no sábado (23) e no domingo (24) até às 15:30. Com o projeto do desenho em mãos, os jovens participantes usaram e abusaram da criatividade e da força de vontade de colocar em prática o que estava no papel e na mente, até então.
       

Durante a pintura foi perceptível a reação e os comentários das pessoas que se deparavam com a arte, principalmente pelo fato da equipe ter recebido convites para repassarem a oficina em outros espaços.
      

Os jovens participantes foram: Deinha, Vinícius, Jean, Paulo Vitor, Theo, Iara, Carol, Maria Clara, Gisele, Geovane, Lucas e Gynakellen. E ao final do trabalho, fica o sentimento da satisfação e de dever cumprido, todos juntos "numa só força, num só pensamento, num só coração"!

 

Mais Fotos Aqui








12 março 2013

PJ Fátima realiza Oficina de Grafite



A Equipe de Animadores (composta por membros da Pastoral da Juventude da Paróquia de Fátima), juntamente com o Levante Popular da Juventude, está realizando uma Oficina de Grafite, dividida em duas etapas. A primeira aconteceu nos dias 9 e 10 de março na matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a segunda etapa será realizada nos dias 23 e 24 de março. 

O público alvo dessa oficina é a  juventude da PJ e do Levante Popular. Portanto, as vagas da oficina foram divididas entre diversos movimentos sociais juvenis da cidade. O oficineiro convidado foi o militante Zuza, grafiteiro, cantor de rap e militante do Movimento Hip Hop de Lavras.

Essa oficina tem como objetivo despertar o protagonismo juvenil através da arte do grafite, que é uma forma didática e que tem a cara da juventude, além de ser possível de dialogar com diversos públicos (tribos) juvenis. Outro objetivo é conhecer e entender a “Cultura Hip Hop”. Aprendendo a filosofia e a base da técnica do grafite os participantes poderão repassar os conhecimentos obtidos na oficina a outros jovens das comunidades e para a juventude em geral, atuando como multiplicadores do trabalho. Os idealizadores do curso afirmam que essa iniciativa também colabora na articulação dos trabalhos com as atividades que compõem a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e também fomentar o debate e ações da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, puxada pelo Levante Popular. 

A oficina se encerrará no dia 24 de março, domingo de Ramos, com a pintura do muro em frente à Matriz. A arte do grafite será composta por todos os jovens que estão participando da oficina, e tem como tema a Juventude. O objetivo é que essa arte passe uma mensagem dos sonhos e anseios de nossos jovens, mostrar como é bela nossa juventude e toda a suas qualidades. Em seguida, os jovens serão enviados para a Caminhada da Juventude a ser realizada no Domingo de Ramos à tarde.

Mais Fotos Aqui

Vinícius Vieira
Membro da Equipe de Animadores

25 fevereiro 2013

Vem aí...


Participe e contribua!

PJ realizará Encontro de Formação sobre a Redução da Maioridade Penal


    No dia 2 de março (próximo sábado), ocorrerá o Encontro de Formação sobre a Redução da Maioridade Penal começando às 14h e com término previsto para as 17h; o local do encontro é o Salão Paroquial da Igreja Matriz.
     O encontro tem o objetivo de debater assuntos que fazem parte do mundo juvenil e que nos últimos tempos tem invadido o Senado como previsão de projeto de lei. Em tempos de Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial da Juventude e Romaria dos Trabalhadores que vão debater sobre a juventude, devemos estar ligados e também debater sobre as questões que aflingem os jovens de hoje.
     Então, vamos participar com a gente e debater sobre o assunto. Não vamos ficar só no "sou contra" ou " sou à favor", vamos explorar essa temática a fundo. Chame seus amigos, seu grupo de jovens e bora lá!



14 fevereiro 2013

Abertura da CF 2013


   No próximo domingo (17), ocorrerá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2013 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O tema é Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-me aqui,envia-me!". Dessa forma, a Pastoral da Juventude está se organizando para vivenciar da melhor forma possível o tempo da quaresma, colocando em questão os vários desafios que a juventude de hoje têm vivido.
     Lembrando que no mesmo dia,mais cedo (às 15h30min) ocorrerá o cine debate na comunidade Sagrada Família e, logo em seguida, haverá a missa de abertura da CF na Igreja Matriz. Venha,participe!



13 fevereiro 2013

Vem aí... 2° Cine debate do JTC!




     Desde o ano passado a equipe de coordenação da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora de Fátima definiu o cine debate como atividade missionária e permanente dos grupos de base, que tem como objetivo discutir temas relativos às realidades juvenis da paróquia e incentivar a cultura como meio de contato entre os jovens.
      No próximo domingo (17), ocorrerá o cine debate do JTC na comunidade Sagrada Família. O filme a ser exibido é "Sociedade dos Poetas Mortos", dirigido por Peter Weir e que traz a discussão do sistema opressor de educação existente na sociedade que preocupa muitas vezes formar profissionais como meros 'robôs', deixando de levar em consideração a vontade do jovem na hora da escolha profissional.
       Se interessou pelo tema? Bora lá reunir a galera e comparecer. Próximo domingo às 15h30min no Centro Catequético da comunidade Sagrada Família. Mais informações em : http://www.facebook.com/JovensTrilhandoCaminhos




07 fevereiro 2013

Encontro de Formação da CF 2013


A paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa (Região Leste), promoveu na noite de ontem, dia 6 de fevereiro, a primeira parte da formação acerca do tema da Campanha da Fraternidade. O evento terá continuidade na noite desta quinta-feira, dia 7, a partir das 19 horas.
Convocados para a formação, cerca de 200 lideranças da paróquia e alguns membros da paróquia São José, de Paula Cândido, lotaram o auditório do pré-vestibular Equipe, que teve sua capacidade totalmente esgotada.
A intenção era promover a formação num espaço essencialmente da juventude, mas considerando o grande interesse dos paroquianos pelo assunto, o evento terá continuidade na Igreja Matriz. Segundo os organizadores, foi significativo o número de jovens participantes.
O encontro é assessorado pelo irmão João Rezende, Missionário Sacramentino de Nossa Senhora, do Movimento da Boa Nova – MOBON, na cidade de Dom Cavati, Diocese de Caratinga. João Rezende encantou a todos, com seu jeito especial de anunciar a Palavra de Deus, numa linguagem popular e que favorece a participação e compreensão.
Iniciado no final da década de 60, o Movimento da Boa Nova (MOBON), é um trabalho marcadamente bíblico. Através de cursos de base, ia-se desenvolvendo a reflexão da Palavra de Deus que era também aprofundada na oração. Era reflexo da luz do movimento bíblico pré Vaticano II.

Fonte: Pascom
Paróquia de Fátima – Viçosa/MG

(Notícia extraída do site: http://www.arqmariana.com.br )

06 fevereiro 2013

Campanha da Fraternidade 2013

“Rezemos mais pela juventude que Deus nos confia para amar e servir!”

 *




“Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)” 

Emocionados e abalados pelo trágico acontecimento em Santa Maria, nos perguntamos, também, se, realmente, nossas estruturas e instituições, eclesiais ou sociais, têm garantido condições suficientes de vida digna e propostas pedagógico-pastorais a favor da vida dos nossos jovens. A celebração da CF 2013, que estamos para iniciar, quer ser uma rica oportunidade para discutirmos este assunto e encontrarmos novos caminhos. Justamente no Jubileu de Ouro da existência da CF em nossa Igreja e após 20 anos da primeira CF sobre juventude (1992) voltamos a proclamar a todos esta prioridade em nossa dinâmica de evangelização.
Em sua missão de educadora e canal da Graça divina, a Igreja quer dar novo significado a sua presença no meio das novas gerações, considerando sua realidade e favorecendo reflexões, projetos e mecanismos que contribuam com sua vida e participação na construção do Reino. Portanto, não vamos reduzir a CF a encontros e palestras “para” jovens, nem a cartazes fixados nas paredes, hino cantado nas missas, coleta feita no último domingo da Quaresma! Isto tudo é muito importante, mas não basta! Provoquemos ocasiões qualificadas de estudo deste bonito e desafiador tema! Façamos o exercício de escutar os jovens e a sua realidade, apresentada por eles mesmos! Debrucemo-nos em nossos projetos pastorais, organizações e estruturas eclesiais em vista de mudanças a partir dos jovens!
A CF 2013 tem um objetivo claro: “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz” (CF 2013, n.4). Na evangelização da juventude, precisamos sempre adequar os espaços juvenis; qualificar nossa proposta formativo-evangelizadora (catequese, encontros, retiros, palestras, celebrações, subsídios, reuniões), cuidar da escolha e capacitação dos responsáveis diretos pela evangelização da juventude. Aproveitemos deste clima favorável da CF 2013!
A jovialidade da nossa Igreja passa pelo reconhecimento do valor e do significado que têm as novas gerações para os tempos atuais. A perene novidade, que vem de Deus e é condição imprescindível para o desenvolvimento da História da Salvação, encontra nos jovens a sua expressão, o seu olhar, o seu ardor, a sua voz … o seu coração. Deus tem sempre “novidades” para nós e quis contar com os jovens para que pudéssemos conhecer e experimentar aquilo tudo que preenche a existência e alegra o espírito!
Rezemos mais pela juventude que Deus nos confia para amar e servir! E rezemos “com” ela! Nosso testemunho contribuirá com sua convicção de que sem uma forte espiritualidade não se pode experimentar toda a beleza da vida nem entender todo o seu valor. Continuemos rezando por aqueles jovens, familiares e amigos que vivenciaram o drama de Santa Maria e por tantos outros espalhados pelo país vitimados por inúmeras formas de violência. Unamos nossas preces a favor do Filipe, um jovem engajado na diocese de Ponta Grossa e responsável pela arrecadação de recursos para participação e sua comunidade na JMJ. Nesse final de semana pude visitá-lo na Santa Casa, onde está internado vítima de assalto e vem testemunhando fé e paciência no aguardo de sua saúde completa. Prometi a ele que pediria aos senhores e aos seus jovens uma corrente de oração pelo sucesso do tratamento e procedimentos.
A maternidade de Maria nos eduque na sensibilidade diante do sofrimento de nossos jovens e nos conceda administrar nossos esforços e organizações a favor de sua vida. Que o seu colo refaça nossas energias e nos anime na continuidade de nosso pastoreio no meio dos jovens.

* Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB
(Notícia extraída de http://www.parfatima.com.br)

Uma História de Amor e Fúria



 Pejoteiro que é pejoteiro de verdade deve estar ansioso pra ver o filme. Ele estreia no dia 22 de março nas telonas.Pra quem não sabe do que se trata, é um filme que se mostra algumas partes dele no documentário Lutas.doc, material bastante utilizado em nossos cine-debates e que aborda temas bem recorrentes da realidade juvenil e bastante retratados em nossa caminhada de PJ.Então,bora reunir a trupe e curtir o filme!
Acesse o trailer do filme em : http://www.youtube.com/watch?v=6wHT9fX_u9Q