25 março 2013

PJ Fátima realiza 2ª etapa da Oficina de Graffiti

Aconteceu nos dias 23 e 24 de março a segunda etapa da oficina de grafitti da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com o Levante Popular da Juventude e o Movimento Estudantil. Tal atividade faz parte do planejamento de 2013 da PJ e apresentou como objetivo a utilização do graffiti como forma de expressão juvenil e a expansão do mesmo como forma de expansão da cultura jovem pelas comunidades. A pintura do muro prolongou pelo dia todo no sábado (23) e no domingo (24) até às 15:30. Com o projeto do desenho em mãos, os jovens participantes usaram e abusaram da criatividade e da força de vontade de colocar em prática o que estava no papel e na mente, até então.
       

Durante a pintura foi perceptível a reação e os comentários das pessoas que se deparavam com a arte, principalmente pelo fato da equipe ter recebido convites para repassarem a oficina em outros espaços.
      

Os jovens participantes foram: Deinha, Vinícius, Jean, Paulo Vitor, Theo, Iara, Carol, Maria Clara, Gisele, Geovane, Lucas e Gynakellen. E ao final do trabalho, fica o sentimento da satisfação e de dever cumprido, todos juntos "numa só força, num só pensamento, num só coração"!

 

Mais Fotos Aqui








12 março 2013

PJ Fátima realiza Oficina de Grafite



A Equipe de Animadores (composta por membros da Pastoral da Juventude da Paróquia de Fátima), juntamente com o Levante Popular da Juventude, está realizando uma Oficina de Grafite, dividida em duas etapas. A primeira aconteceu nos dias 9 e 10 de março na matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a segunda etapa será realizada nos dias 23 e 24 de março. 

O público alvo dessa oficina é a  juventude da PJ e do Levante Popular. Portanto, as vagas da oficina foram divididas entre diversos movimentos sociais juvenis da cidade. O oficineiro convidado foi o militante Zuza, grafiteiro, cantor de rap e militante do Movimento Hip Hop de Lavras.

Essa oficina tem como objetivo despertar o protagonismo juvenil através da arte do grafite, que é uma forma didática e que tem a cara da juventude, além de ser possível de dialogar com diversos públicos (tribos) juvenis. Outro objetivo é conhecer e entender a “Cultura Hip Hop”. Aprendendo a filosofia e a base da técnica do grafite os participantes poderão repassar os conhecimentos obtidos na oficina a outros jovens das comunidades e para a juventude em geral, atuando como multiplicadores do trabalho. Os idealizadores do curso afirmam que essa iniciativa também colabora na articulação dos trabalhos com as atividades que compõem a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e também fomentar o debate e ações da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, puxada pelo Levante Popular. 

A oficina se encerrará no dia 24 de março, domingo de Ramos, com a pintura do muro em frente à Matriz. A arte do grafite será composta por todos os jovens que estão participando da oficina, e tem como tema a Juventude. O objetivo é que essa arte passe uma mensagem dos sonhos e anseios de nossos jovens, mostrar como é bela nossa juventude e toda a suas qualidades. Em seguida, os jovens serão enviados para a Caminhada da Juventude a ser realizada no Domingo de Ramos à tarde.

Mais Fotos Aqui

Vinícius Vieira
Membro da Equipe de Animadores